Ligue e Assine: (48) 3265-0446

03/10/2014 | Tamanho da Letra A- A+

Comarca batistense é a única com 100% de biometria

Será neste domingo, 05, as eleições 2014 em todo o país. Os eleitores irão votar em cinco candidatos, sendo presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

A 53ª Zona Eleitoral da comarca de São João Batista - que também compreende os municípios de Nova Trento e Major Gercino – é a única de Santa Catarina com 100% de tecnologia biométrica. Segundo a chefe de cartório Roseane de Souza Catarina, para votar, é importante que o eleitor compareça com o título eleitoral, além de um documento com foto. “Para justificar o voto esses documentos também são necessários”, diz.

Roseane também alertou sobre o que está proibido nessa reta final de campanha. Na antevéspera. Na antevéspera das eleições, ou seja, nessa sexta-feira, 03, é proibido comícios, reuniões e veiculação de qualquer propaganda no rádio e na televisão.

No sábado, 04, é permitido até ás 22h, caminhada, carreata, passeata, carro de som com jingle ou mensagens de candidatos, distribuição de material gráfico e alto-falante e amplificadores de som, nas sedes e dependências dos partidos.  Para esse dia, fica proibida a divulgação paga na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso de propaganda eleitoral.

Para domingo, 05, está proibido o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido, coligação ou candidato, por servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras. Também é vedada a aglomeração de pessoas portando bandeiras, broches, dísticos e adesivos ou com roupas padronizadas, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.  

No entanto, é permitida, dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches dísticos e adesivos. 

Foto: #3