Ligue e Assine: (48) 3265-0446

23/02/2016 | Tamanho da Letra A- A+

De Major para o Rio de Janeiro

A estudante Janaini Jaczczak e o professor de física, Izair Knaul, da Escola de Educação Básica Professor Tercílo Bastos, do distrito de Pinheiral, de Major Gercino, participaram da VIII Jornada de Foguetes, que ocorreu entre os dias 01 e 04 de fevereiro, na cidade de Barra do Piraí /RJ. A participação no evento garantiu a classificação dos majorenses entre campeãos da competição, na 14ª colocação, com direito a medalhas e troféu. Apesar de apenas o professor e Janaini terem representado a escola no Rio de Janeiro, a dupla representou a equipe ‘Fojanca’, formada também pelas alunas Aline Ramos Staroski e Cátia Vill. O evento nacional consistia no desenvolvimento de um foguete e do seu lançamento. Além disso, contou com a participação de escolas de todo o país, e, entre elas, apenas seis de Santa Catarina. 

Para a estudante Jainini foi uma oportunidade especial. “Foi muito bom, uma honra poder representar a escola. Pois, foi a primeira vez que nos classificamos. Adorei”, comenta. Ela acrescenta a expectativa e o desejo de participar novamente do evento. “Foi uma experiência na qual todos os envolvidos estão muito felizes”, diz. O professor Izair Knaul revela que a participação no evento foi importante pela troca de experiências e aprendizado. “Foi muito interessante por permitir além do espírito de competição, que as escolas mostrem os projetos, troquem experiências para a melhoria dos mesmos. Além disso, oferece palestras com profissionais ligados ao setor aeroespacial e momentos de observação do espaço muito bem orientados”, explica o professor.

Knaul destaca ainda, que a participação no evento possibilitou obter novos conhecimentos que podem ser aplicados em projetos de construção e lançamentos de foguetes, que futuramente podem permitir um alcance maior na competição realizada na escola. “Tenho o objetivo de lassificar equipes para participarem de futuras edições da jornada”, finaliza. 

 

Sobre o evento

A OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a VIII Jornada de Foguetes são organizadas anualmente pela SAB - Sociedade Astronômica Brasileira - em parceria com a AEB -Agência Espacial Brasileira- . Estes eventos são abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

 

Foto: Arquivo E.E.B.Tercílio Bastos

#1