Ligue e Assine: (48) 3265-0446

04/12/2017 | Tamanho da Letra A- A+

Campanha de combate ao borrachudo segue em 2017

As comunidades de Canudos, Lua,Pulgas, Macaco Branco, Águas Frias, Ribeirão Pequeno, Lageado, Arataca, Centro de Fernandes e Vargem Pequena seguem ‘protegidas’ contra o borrachudo. Os aplicadores receberam novamente o  BTI (Bacillus Thurigensis variedade Israelense), produto que combate o mosquito na sexta-feira, 01. O prefeito Daniel Netto Cândido, o vice Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, o secretário de Agricultura e intendente, Gilberto Montibeller e o vereador Milson da Silva fizeram a entrega aos agricultores Zildo Costa e José Luiz da Silva, o Pi.

O Município custeia 100% do BTI. Quando iniciou a campanha em 2009, um dos aplicadores do produto, o agricultor José Luiz da Silva, 63 anos, lembra que a associação dos moradores pagava uma quantia e existia uma parceria com o Poder Público.

“Na época recebemos treinamento e muitas palestras”, recorda Pi, como é mais conhecido. O agricultor  segue religiosamente o calendário de aplicação até hoje. “A cada 20 dias estou aqui. Eu como morador fico feliz que agora não precisamos mais pagar, pois essa campanha é muito importante. Não dá para ficar sem o produto”, comentou.

O secretário de Agricultura, Gilberto Montibeller frisa que  o sucesso desta campanha se deve ao comprometimento da população. Além das pessoas que fazem a aplicação do produto nos ribeirões, é necessário manter sempre o rio limpo. “Se não cuidar do rio, seria a mesma coisa que passar perfume sem tomar banho”, explicou.

O BTI ataca a larva do borrachudo, que fica dentro da água e lá se conserva por meses.

#3