Ligue e Assine: (48) 3265-0446

05/12/2017 | Tamanho da Letra A- A+

Comitiva neotrentina visita estações de tratamento de esgoto em cidades do Oeste

Com intuito de conhecer as estações de tratamento de dejetos humanos das cidades de Palma Sola e Descanso, no Oeste catarinense, uma comitiva neotrentina formada pelo prefeito Gian Francesco Voltolini, o secretário municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Maxiliano de Oliveira, o assessor jurídico Fabiano Alex Berghahn, o diretor do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento –, Ivã Alessandro Franzoi, e o biólogo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marinho Tomasi visitou os municípios na sexta-feira, 1º de dezembro.

As visitas tiveram como foco, a oportunidade dos representantes do Executivo conhecerem in loco a estação de tratamento de dejetos humanos por eletrólise + compostagem termofílica aeróbica apresentada pela empresa EcoPower Engenharia e Adm. De Obras em uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores no dia 25 de outubro e em outra uma reunião na Prefeitura.

A primeira visita ocorreu na cidade Palma Sola pela manhã onde foram recebidos pelo Prefeito Cleomar José Mantelli, pelo secretário municipal de Meio Ambiente Agenor Munaro e, pelos engenheiros eletricistas, Landell Michielin e Everaldo Parizotto, representantes da empresa EcoPower de Chapecó. Na oportunidade, a comitiva obteve informações sobre o sistema de esgotamento sanitário executado pela cidade e depois seguiram foram verificar o funcionamento de todo o processo.

Já no período da tarde foi a vez de visitar a cidade Descanso, onde a comitiva visitou a estação de tratamento de dejetos humanos que está em construção, localizada na comunidade de linha Campinas. Na ocasião o grupo foi acompanhado pelo prefeito Sadi Bonamigo, o secretário de Administração, Paulo Lauxen, o assessor Jurídico, Rogério Lemes, e o responsável pela empresa que está construindo a unidade, Edson Dorneles.

Sobre os modelos adotados pelos municípios

De acordo com o diretor do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento –, Ivã Alessandro Franzoi os modelos de tratamento adotados pelos municípios visitados consistem no recolhimento do esgoto na residência, que em seguido é levado até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde é depositado em uma caixa por 24h para decantação.

Na etapa do tratamento, os efluentes passam pelo processo de eletro flotação. Nesta etapa os sólidos em suspensão são separados, o lodo flotado vai para a compostagem, e depois de um período se tornará um composto estabilizado, podendo ser utilizado para diversos serviços na agricultura. Já a água é filtrada, sendo que depois poderá retornar ao ribeirão ou rio. “Acreditamos que se adaptarmos a realidade de Nova Trento este sistema poderá ser utilizado. Agora é preciso estudar a melhor forma de implantação deste sistema para termos eficácia, economicidade e praticidade”, informa Ivã.

#3