Ligue e Assine: (48) 3265-0446

09/03/2018 | Tamanho da Letra A- A+

Presidente do Sincasjb e Administração debatem sobre aumento na Cosip

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, Almir Santos, tem sido procurado por seus associados pois o aumento na taxa da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) imposto pela Prefeitura de São João Batista pesou sobre a indústria calçadista, buscando uma alternativa para resolver a situação nesta sexta-feira (09), promoveu uma reunião com o prefeito em exercício Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, e empresários. Reajuste que foi aprovado no ano passado onerou a indústria em mais de 1000%, considerado abusivo pela classe.

Participaram da reunião além do prefeito em exercício, o prefeito em férias, Daniel Cândido, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Plácido Vargas, presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista (Sincasjb), Almir dos Santos, os vereadores Fábio Norberto Stummer, Heriberto Eurides de Souza e empresários. Objetivos do setor industrial é negociar com a Prefeitura mudanças na cobrança, já que o setor sente os efeitos negativos do aumento. 

Durante a reunião a Administração Municipal apresentou proposta revendo o escalonamento da cobrança da Cosip. A proposta será apresentada aos empresários em reunião que aconterá na próxima segunda-feira (12), na sede do Sincasjb, podendo ser aceita ou não.

O aumento na taxa de iluminação pública foi enviado para Câmara pela Prefeitura em agosto de 2017. O setor mais atingido pelo escalonamento do aumento foi à indústria de calçados. Uma das empresas associada ao sindicato pagava R$ 75,87 em dezembro de 2017 e a taxa passou para R$ 819,46 representando um aumento de 1.080%. A Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip) é cobrada de proprietário de imóveis urbanos e rurais, que estejam ligados à rede elétrica e é responsabilidade da Prefeitura Municipal.