Ligue e Assine: (48) 3265-0446

28/09/2018 | Tamanho da Letra A- A+

Bolo de banana com granola conquista jurados

Com cheirinho de infância, bolo foi inspirado nos tradicionais bolinhos fritos de banana

 

Franciele Nicolau de Sousa, 28 anos, há três é merendeira na Rede Pública Municipal de Ensino de São João Batista. Ela foi à vencedora do 1º Concurso de Alimentação Escolar, promovido na cidade e trouxe um delicioso bolo de banana com granola, que conquistou o paladar dos jurados. Além de ganhar um forno elétrico como premiação.

Fran, que trabalha na Creche Municipal Ignes Raitz Costa, conta que a receita foi inspirada nos tradicionais bolinhos de banana de frigideira. Porém, como nas escolas é proibido frituras, adaptou a receita. “Não imaginava que iria ganhar, fiquei surpresa, mas fiquei muito feliz com o resultado”, conta.

Ao todo foram 12 receitas inscritas e apresentadas concurso. Elas foram avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por sete pessoas e farão parte de um livro, além de serem integradas ao cardápio disponibilizado aos estudantes do município. Sabor da preparação, aparência, aproveitamento integral dos ingredientes, inclusão de alimentos saudáveis, valorização dos hábitos locais, viabilidade de servir a receita em grande número de porções e originalidade foram os critérios avaliados.

O segundo lugar, ficou a panqueca colorida, de autoria de Ivete Fátima Chagas, da Escola Monsenhor José Locks. E, em terceiro, a torta de sorvete feita por Joselene Maria Martins, do Núcleo Infantil Tio Patinhas. Ambas também foram premiadas, uma ganhou uma batedeira e a outra um liquidificador. Esses doados por fornecedores de merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.

Receita: Bolo de banana com granola

3 ovos;

1 xícara de açúcar (branco ou mascavo)

1 xícara de óleo

10 bananas picadas

2 xícaras de trigo

1 colher de fermento

Granola a gosto. Também pode-se colocar maçã picada junto.

Bata os ovos, o açúcar e o óleo. Depois acrescente as bananas e misture. Em seguida acrescente o trigo, a granola e por último o fermento. Misture e coloque em uma assadeira untada por cerca de 30 minutos, em forno pré aquecido. Quem preferir pode acrescentar os pedaços de maçã.