Ligue e Assine: (48) 3265-0446

01/10/2018 | Tamanho da Letra A- A+

Saúde Nota 10 encerra com apresentação de projetos

Com a proposta de discutir estratégias de promoção em saúde aplicáveis à realidade das creches de São João Batista, a primeira edição do Saúde Nota 10 foi encerrada na sexta-feira, 28. O último encontro do programa foi voltado à apresentação de nove projetos elaborados pelos professores da Educação Infantil (confira lista abaixo), a partir dos conteúdos das capacitações desenvolvidas ao longo do ano.

“É muito importante esta reflexão acerca das nossas práticas diárias para criação de um ambiente ainda mais saudável para as crianças”, salienta a organizadora do programa e coordenadora de Atenção Básica, Juliana da Silva. Ela ressalta ainda que a integração entre Saúde e Educação é uma política pública que vem se solidificando em todo o País e tende a crescer nos próximos anos.

“Fiquei muito feliz com a qualidade dos trabalhos apresentados. Muitos deles são tranquilamente aplicáveis em curto, médio e longo prazo”, avalia a secretária municipal de Educação, Roseli Peixer Tomasini. Já o responsável pela pasta da Saúde, Ademir José Rover, analisa que a integração cada vez maior entre as duas áreas trará uma série de benefícios à comunidade. “Temos o desejo de ser coparticipantes destas transformações”, afirma.

O programa Saúde Nota 10 teve cinco encontros ao longo do ano, onde diversos temas foram trabalhados sob a orientação de profissionais da área da Saúde. Os seguintes assuntos foram abordados: Integralidade em Saúde, Saúde Mental, Problemas de Aprendizagem, Saúde da Criança, Puericultura e emergências, Práticas Integrativas em Saúde, Pedagogia Sistêmica e Programa Saúde na Escola.

“Valem a pena estas paradas para capacitação. Se por um lado se perde alguns dias em sala de aula, por outro ganhamos em qualidade ao longo do ano. Queremos sempre o melhor para a Saúde e Educação de nossa cidade”, comenta o prefeito Daniel Netto Cândido

 

Projetos apresentados

1) Primeiros Socorros na Educação Infantil (Creche Alice da Silva Gomes)

2) Higiene e Saúde – Um Desafio para a Educação Infantil (Creche Henriqueta Dadam Roza)

3) Doenças infecciosas na educação infantil (Creche Dona Chiquinha)

4) Saúde e escola – Uma parceria para a aprendizagem (Pré-escolas)

5) Saúde mental e emocional na infância (Creche Dona Chiquinha)

6) Revitalização do parquinho – Saúde e movimento em um só lugar (Creche Ignez Raitz Costa)

7) A importância da saúde bucal na primeira infância (Creche Luiza Motter)

8) A saúde do professor de educação infantil e a importância da postura física adequada nas atividades diárias (Creche Alice da Silva Gomes)

9) Creche Melhor (Creche Joanna Cassaniga Fumagalli)

 

#3