Ligue e Assine: (48) 3265-0446

15/05/2019 | Tamanho da Letra A- A+

Sesc realiza Mostra de Artes e ideais

Povos e suas línguas é o tema da Mostra de Artes e ideias que acontece nas unidades do Sesc – Serviço Social do Comércio. Em São João Batista será a primeira edição que irá ocorrer no domingo, 19, com início às 09h e segue até às 11h30. O evento contemplará apresentações dos alunos e exposição de atividades.

O objetivo do evento é apresentar os resultados do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, relacionados aos projetos desenvolvidos por cada turma da Educação Infantil _creche e pré-escola), Ensino Fundamental e Habilidades de Estudo (contra turno escolar).

Neste trimestre, o tema gerador “Povos e suas Línguas” foi estudado e aprofundado, gerando descobertas e aprendizagens significativas para as crianças. Partindo deste mote, os professores se embasaram nas necessidades e interesses de seus alunos para desenvolverem os projetos de cada turma, propondo o estudo dos povos, suas linguagens e a exploração de toda manifestação cultural e histórica que neles estão inerentes. Algumas das linhas condutoras desenvolvidas: Línguas oficiais: a língua portuguesa e Libras; línguas e dialetos dos imigrantes: italiano, alemão, japonês, etc.; línguas indígenas; línguas do coração: do afeto, do amor, do medo; linguagem da tecnologia. 

A escolha do tema está em consonância com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que neste ano comemora as línguas indígenas no mundo, com objetivo de lançar luz sobre a importância da preservação destas línguas.

Na Escola Sesc São João Batista, as crianças da Educação Infantil aprenderam sobre a cultura indígena, explorando a representatividade com as ilustrações no corpo e seus significados.