Ligue e Assine: (48) 3265-0446

29/11/2019 | Tamanho da Letra A- A+

Lojas da região aderem Black Friday para movimentar comércio, nesta sexta-feira

As vitrines de cor escura anunciam que nesta sexta-feira, 29, acontece a Black Friday, campanha do comércio a nível mundial. A data chegou ao Brasil por volta dos anos 2000 e trouxe transformações no setor de vendas, com descontos atraentes ao consumidor, sempre na última sexta-feira de novembro.

Em São João Batista, poucas empresas têm aderido à campanha. Entretanto, as que já experimentaram da data relatam resultados positivos. Alguns comércios ainda optam por fazer o Black Month, com o mês de novembro todo em promoção, outras o Black Week, com uma semana de descontos.

Na Grafix Livraria e Papelaria, a campanha iniciou já no dia 11 de novembro, e segue até nesta sexta-feira. A gerente Laís Eduarda Daroci conta que ano passado foi a primeira experiência, e com o sucesso em vendas, decidiram permanecer com a campanha neste ano. “Para a gente, a campanha serve para dar uma baixada no estoque, e assim, conseguirmos fazer a renovação de produtos”, explica.

Ela ressalta que os descontos nos produtos chegam a 70%, e são destinados para a parte de decoração e presentes. “Para nós, esse foi um ano mais complicado de vendas, então essa data dá uma movimentada, ainda mais porque essa é época de amigo secreto, então as pessoas aproveitam a promoção para presentear”, diz.

O diretor-executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São João Batista, William dos Santos, comenta que ainda há pouca adesão, pois muitas empresas acreditam ser uma campanha mais voltada ao comércio eletrônico.

“Nos últimos anos a mídia nacional tem dado bastante atenção a essa data, então quem adere e proporciona ao cliente produtos de qualidade e com valor baixo, consegue sim atingir bons resultados, seja em loja física ou online”, avalia.

Santos acrescenta que, como a campanha é falado a nível nacional, o consumidor aguarda pela data, o que gera maior engajamento. “E além de tudo, muitas empresas pagam nesta data ou já pagaram o primeira parcela do 13° salário. Então o consumidor está com dinheiro e aproveita até mesmo para antecipar compras de Natal”, comenta.

 

Queima de estoque

Na Calcebem Calçados, a gerente Rosemar Machado da Silva, revela que a empresa preferiu sair na frente e antecipar a data. Por isso, os descontos especiais foram oferecidos aos clientes de quarta-feira, 20, até sábado, 23. “Conseguimos disponibilizar descontos de até 50% e agregar a nossa promoção da parcela pula-pula, que acontece durante todo o mês de novembro”, conta.

Rose explica que a Black Friday foi realizada pela primeira vez na loja em 2018, e fez grande sucesso.

Para o próximo ano, a gerente da Calcebem afirma que buscará fortalecer a campanha, comprando produtos de qualidade por preço mais baixo, para conseguir dar um desconto ainda melhor aos clientes. “Para nós é interessante essa campanha, porque novembro as pessoas querem colocar as contas em dia para aguardar dezembro, e com a promoção, os clientes procuram a loja”, informa.

 

Oportunidades

Para o diretor-executivo da CDL, o comércio varejista precisa aproveitar as campanhas nacionais encabeçadas por entidades. “Não dá para depender apenas de datas comemorativas, é preciso criar mais atrativos para os consumidores”, avalia.

Como entidade, Santos salienta que a Black Friday é uma oportunidade do comércio melhorar o faturamento do mês. “Essa data é uma antecipação do Natal, então quem adere à campanha, com certeza vai ter crescimento satisfatório em vendas”, frisa.

 

Procon orienta consumidores

Para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, o Procon/SC informa que é importante o consumidor ficar atento aos preços dos produtos que pretendem comprar.

O órgão possui uma lista de sites de lojas mais demandados em Santa Catarina, que devem ser evitados. A listagem, que está no site oficial do Procon estadual, está em ordem alfabética e traz informações como o CNPJ, nome da empresa e se o site encontra-se desativado.

Para preservar os direitos dos consumidores, o Procon/SC começou a monitorar, com antecedência, preços para conferir o cumprimento das ofertas anunciadas neste ano.

O intuito da equipe é fiscalizar as falsas promoções, a venda de produtos que não estejam em estoque, falta de informações precisas ao público, entre outras violações ao Código de Defesa do Consumidor.

 

Dicas para compras online

 

  • É importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços;

 

  • Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;

 

  • As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;

 

  • Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;

  • Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;

 

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá fazer sua reclamação online, através da plataforma www.consumidor.gov.br.