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29/11/2019 | Tamanho da Letra A- A+

Polícia Militar lança aplicativo para facilitar interação, em Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou um aplicativo para facilitar a interação com o cidadão na solicitação de atendimento. Por meio do PMSC Cidadão, o usuário poderá enviar vídeos, fotos e áudios, que ajudarão na geração de ocorrências.

O aplicativo oferece a possibilidade da realização de denúncias de crimes e contravenções de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar no âmbito do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Segundo o chefe do setor de tecnologia da PMSC, o Inova, major Joamir Rogério Campos, poderão ser realizadas denúncias anônimas de violência doméstica, além de solicitação de visitas preventivas por uma guarnição especializada.

Desta forma, será possível acompanhar o trâmite e visualizar medidas protetivas de urgência (com integração ao sistema do Poder Judiciário), além da disponibilização do Botão de Pânico para as mulheres com medida protetiva que terão atendimento prioritário.

Até maio de 2020, o aplicativo também terá outras funcionalidades que o complementarão nesse atendimento direto ao cidadão, como: programa Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Escolar, Rede de Segurança Rural, Proerd, SOS Desaparecidos, Futebol Seguro, e outros serviços.

 

Desenvolvimento

O comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, reforçou o grande avanço na cadeia de serviços da Polícia Militar com o aplicativo. “Ele representa um novo patamar de relacionamento com a sociedade. Traz inovação e tecnologia para esse contato emergencial, que antes era só via 190. Essa nova ferramenta vai trazer muita qualidade para o nosso atendimento”, afirmou.

O coronel também destacou o trabalho da equipe do Inova, que idealizou todas as inovações da ferramenta tecnológica e contratou, por meio de licitação, uma empresa para executar o desenvolvimento. Desta forma, toda propriedade intelectual do aplicativo e sistemas conexos é de propriedade total da PMSC.

Os recursos para o projeto são oriundos de uma parceria com o Ministério Público, via Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do MP-SC. O custo total do aplicativo e integrações foi de R$ 202.493,30. Já para a compra dos servidores de armazenagem dos sistemas, o custo foi de R$ 270 mil.

 

Como funciona

O PMSC Cidadão permitirá ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso permitirá mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento.

Apenas durante o atendimento de uma emergência gerada pelo próprio cidadão é que ele será identificado e o seu dispositivo passará a ser rastreado pela Polícia Militar, gerando mais segurança e rapidez e evitando a realização de trotes.

Durante um atendimento de emergência também é aberto um Chat (canal de conversa) entre a central, o cidadão e a guarnição policial em campo.

Como não é necessário falar com um atendente, a ferramenta permite que pessoas com deficiência auditiva e palatal possam utilizar perfeitamente o PMSC Cidadão. A guarnição policial não poderá ser rastreada.

O cidadão não terá acesso à localização da guarnição policial. Ele receberá apenas informações do status do atendimento, ou seja, se a ocorrência foi gerada e se uma guarnição foi encaminhada para atendimento.

O aplicativo está disponível para smartphones tanto nas versões Android como iOS. Para utilizar a ferramenta é preciso fazer um cadastro. Todos os dados enviados são sigilosos e usados apenas pela Polícia Militar para atendimento e proteção ao cidadão.

 

Rede de Vizinhos

O PMSC Cidadão não substituirá o grupo de Whastapp da Rede de Vizinhos. O aplicativo é mais uma ferramenta de apoio ao programa que, futuramente, pretende integrá-lo.

Da mesma forma que o PMSC Cidadão não substituirá totalmente a ligação para o 190. O novo aplicativo é mais uma ferramenta de apoio ao atendimento de emergência.

Quando o cidadão não tiver internet em seu dispositivo móvel, o próprio aplicativo informa e cria um link direto para uma ligação com o 190 da Polícia Militar.